Ter o próprio negócio não é fácil, precisa aprender a lidar com pessoas, coordenar processos, sempre se preocupando com as oscilações do mercado e analisando todo o cenário. Ainda que existam todas essas dificuldades, o empreendedorismo é o melhor caminho para a prosperidade financeira, trajetória essa que foi trilhada por diversos empreendedores de sucesso.
Durante essa matéria falaremos sobre a história de alguns dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil e mundo. Dessa forma, aprenderá como a mente dessas pessoas de extremo sucesso funciona. Assim, pode aprender lições valiosas e aplicáveis a sua vida para se tornar também um empreendedor bem-sucedido.
Principais empreendedores de sucesso fora do Brasil
Começaremos falando sobre a história de alguns empreendedores de sucesso internacional que chegaram ao patrimônio de bilhões de dólares
1. Henry Ford
Henry Ford é o fundador da marca Ford, uma das principais do mercado de automóveis que todos os anos entrega carros de alta qualidade nos principais países do mundo.
Em primeiro lugar, Henry Ford nasceu em 1863 sendo filho de William e Mary Ford, donos de uma das maiores fazendas da época.
Viveu durante a juventude no campo, mas nunca gostou do lugar, o que o mantinha na região era a forte ligação com a mãe. Após o falecimento de Mary Ford em 1876, Henry decidiu se mudar, o que foi concretizado em 1879.
Durante o período que vivia com sua família ele já demonstrava seu fascínio por máquinas, montando e desmontando coisas para saciar sua curiosidade.
Abandonado a vida na fazenda, se mudou para Detroit onde trabalhou em oficina sendo aprendiz de maquinista. 03 anos depois ele começou a ter 2 empregos, na maior parte do tempo operava e fazia a manutenção de máquinas a vapor. Já nas horas vagas ajudava sua família com o trabalho no campo.
Em 1888 se casou com Clara Bryant, nos primeiros anos tudo correu bem e conseguiu sustentar a família, mas cansado de tantas viagens a fazenda decidiu ficar de vez na cidade em 1891, onde arrumou emprego como engenheiro da Edison Company.
Sua vida ia bem e conseguia dar uma excelente qualidade de vida para sua esposa e filho, mas nunca deixou de desenvolver seus produtos. O primeiro que fez sucesso foi o quadriciclo Ford, que era movido a gasolina, uma inovação extraordinária para a época.
Ford Motor Company
Com o primeiro “automóvel” construído, investidores se interessaram nas idas de Ford tanto que ele criou a Henry Ford Company. Todavia, devido à pressão para o desenvolvimento de carros o mais rápido possível ele saiu da empreitada e fundou sozinha a Ford Motor Company.
Um mês depois da empresa ser criada o primeiro automóvel foi lançado, mas o preço era alto o que não agradou Henry. Em 1908 a solução chegou, sendo o Ford-T, responsável por tornar a marca conhecida devido ao baixo custo.
A demanda foi gigante e a empresa não dava conta. Dessa maneira o empresário desenvolveu o modelo de produção popular, conhecido até hoje como Fordismo.
Em 1927 veio a grande expansão, ampliando os setores da empresa, fazendo com que os carros fossem produzidos mais rápidos e sem perder a qualidade.
Na atualidade a Ford é uma das maiores empresas do mundo, produzindo carros com alta qualidade e até hoje é uma das maiores fabricantes de veículos do mundo.
2. Bill Gates (Empreendedores de sucesso)
Um dos maiores empreendedores de sucesso do mundo e o responsável por mudar para sempre o mercado de tecnologia no mundo, estamos falando de Bill Gates, o bilionário fundador da Microsoft. Conheça agora a história desse bilionário!
Ele nasceu em 1855 em Washington-EUA, vindo de uma família bem sucedida onde seu pai era advogado e sua mãe professora.
Desde novo Bill estudou nas melhores escolas, no começo ele não tinha interesse nos estudos. Isso mudou quando entrou em uma instituição de ensino voltada para o conhecimento científico, onde o aluno passou a estudar com empenho fora do comum.
Nessa época ele aprendeu a programar e devido a isso conheceu Paul Allen, um de seus melhores amigos e co-fundador da Microsoft.
Bill Gates sendo um grande estudioso conseguiu passar na renomada universidade de Harvard onde cursou Matemática e Direito, mas dois anos depois abandonou a formação.
O sucesso da Microsoft
Assim que saiu da universidade se juntou ao seu amigo e desenvolveu o sistema de interpretação de linguagem Basic, vendendo-o e fundando a Microsoft.
Em 1977 a IBM entrou no mercado de pequenos computadores e contratou a Microsoft que era a responsável pela produção de uma licença com uma série de programas que diferenciava a empresa das demais. Todavia, Gates não vendeu o sistema, apenas a licença, isso o fez ganhar muito dinheiro no futuro.
Com o negócio fechado, os sócios ainda nem tinham a base para construir o sistema. Foi então que Bill Gates e Paul Allen conheceram um programador que já tinha desenvolvido um produto similar que entregava tudo que a Microsoft havia prometido, comprando produtos deste por 50 mil dólares.
Então a empresa passou a licenciar a IBM e diversas outras empresas de tecnologia já que não havia exclusividade. Aliás, até mesmo a Apple chegou a ser cliente da Microsoft por um tempo.
Com o tempo a Microsoft desenvolveu o Windows, um dos principais produtos do mundo até hoje. Inclusive se o seu computador não é da Apple usa provavelmente o Windows.
Aos 31 anos Bill Gates já era bilionário. Tendo mais de 40% das ações da Microsoft que já era a maior empresa de tecnologia, sendo a base para produtos de diversas empresas.
A saída de Bill Gates da Microsoft
Bill Gates saiu da Microsoft em 2008 se retirando do cargo de líder da instituição. O intuito dessa decisão foi a dedicação exclusiva na Fundação Bill & Melinda Gates que ajuda o mundo no desenvolvimento de remédios e melhorando a qualidade de vida em regiões carentes.
3. Mark Zuckerberg
O fundador do Facebook nasceu em 1984, tendo pais advogados, ele e seus irmãos sempre foram incentivados a seguir o caminho dos estudos. Conheça agora a trajetória desse empreendedor de sucesso.
Aos 12 anos ele começou a programar e desenvolveu um jogo inteligente que conseguia se adaptar aos hábitos do usuário (essa característica acompanharia praticamente todos os produtos desenvolvidos por Zuckerberg)>
Durante a escola desenvolveu um sistema de mensagens que rapidamente se popularizou entre os adolescentes da região onde morava. Ainda falando sobre seus estudos, Mark sempre foi visto como um gênio. Pois era excelente em tudo que se dedicava, o que o fez ser considerado um prodígio por todos a sua volta.
Por isso conseguiu chegar a Harvard e durante seu tempo na instituição desenvolveu alguns produtos interessantes por conta própria. Como o Course Mate que facilitou a vida acadêmica das pessoas, auxiliando os alunos a encontrarem grupos de estudos voltado às suas dificuldades.
O Facebook
Em janeiro de 2004 o mundo conheceu o Facebook, este começou como um projeto universitário que visava facilitar a interação entre os universitários de Harvard.
O que Mark e seus amigos não esperavam é que o projeto cresceu estrondosamente, rapidamente chamando atenção de outras faculdades, tendo milhões de usuários em menos de 01 ano.
Já em 2005 o Facebook deixou de ser usado apenas por estudantes aberto para todas as pessoas, se tornando rapidamente uma das maiores redes sociais do mundo. No ano de 2006 o Yahoo ofereceu 1 bilhão de dólares pela rede social, mas Mark recusou a proposta (decisão que se mostrou assertiva).
Enquanto Eduardo Saverin (co-fundador do Facebook) buscava investidores e patrocínios, Mark Zuckerberg era o responsável por melhorar a navegação na rede. Tornando a experiência do usuário cada vez mais agradável.
Em 2005 ele se tornou o CEO da empresa, cargo que ocupa até hoje e seu patrimônio cresceu exponencialmente, comprando o WhatsApp, Instagram, Óculos VR, GIF, entre outras empresas, e ainda mudou o nome de Facebook para Meta. Hoje estima-se que Mark Zuckerberg tenha 139 bilhões de dólares.
4. Steve Jobs
Em 1955 nasce Steve Jobs em uma família desestruturada, filho de um pai muçulmano e uma mãe católica que não conseguiram se casas devido à barreira da religião. O que tornava a relação das famílias impossível.
Por conta disso, a mãe de Jobs o deixou na adoção logo após o seu nascimento, pois não tinha condições de criar o filho devido ao pai ter abandonado os dois.
Ainda assim, a mãe tinha preocupação com o futuro de seu filho, por isso deixou dois critérios para a adoção de Steve, os pais deveriam ser católicos e serem formados na faculdade.
Paul e Clara Jobs foram as pessoas que adotaram Steve, mas eles não eram formados, o que fez o caso chegar à justiça. Para concretizar a adoção tiveram que se comprometer a levar o menino à universidade, o que foi feito.
Em 1960 sua família se mudou para Califórnia, mais especificamente em Mountain View, que hoje é conhecido como Vale do Silício. Jobs não se comportava bem na escola, tinha dificuldade em ficar quieto e prestar atenção, pois com pouco esforço ele aprendia qualquer coisa.
A única forma de fazer Steve se comportar foi o dinheiro (sim, é exatamente isso).
Uma professora dava dinheiro para Jobs fazer as atividades escolares durante a quarta série. Seu desempenho foi tão fora da média que ele pulou uma série, pois seu raciocínio era fora da curva.
Alguns anos depois sua família se mudou para Los Altos onde Jobs acompanhou o trabalho de seu pai na construção de objetos. O que encantou o adolescente que aprendeu o básico de eletrônica, conhecimento que o auxiliou no futuro.
Jobs e o empreendedorismo
Steve logo se interessou pela tecnologia, mais especificamente os computadores, fazendo com que ele conhecesse outras pessoas da área.
Além disso, Jobs era apaixonado por literatura, lendo livros clássicos e ainda era apaixonado por música, escutando músicas clássicas.
Ele começou a faculdade, mas largou, pois não gostou do curso. Contudo, mesmo sem ser aluno frequentava as aulas que ele gostava e aguçaram sua criatividade.
Depois ele arrumou trabalho como desenvolvedor de jogos na Atari, onde até mesmo liderou um projeto e deu muito certo, ganhando uma aposta com seu chefe na época que pagou a ele 5000 dólares.
Em 1975, Esteve com seu amigo criaram uma placa de circuito interligada com um teclado. Basicamente a primeira versão de um computador de mesa, que algum tempo depois se tornou o Apple One.
Durante sua administração a empresa foi um sucesso e cresceu muito bem, desenvolvendo outros computadores.
5. Jeff Bezos ((Empreendedores de sucesso)
Jeff Bezos nasceu de uma gravidez indesejada, mas seu padrasto foi a referência paterna que guiou a forma como o empresário via a vida. Sua infância foi na fazenda de seu avô onde se divertia resolvendo problemas e criando projetos, o que ensinou Jeff a ser independente, autoconfiante e principalmente inovador, características que moldaram para sempre a vida e carreira do empreendedor.
Durante sua juventude criou um alarme para manter seus irmãos longe do seu quarto quando queria ficar sozinho. Além disso, ele era brilhante na escola, chegando a participar de turmas avançadas devido a sua capacidade fora da média para aprender. Aliás, chegou a ganhar o prêmio Silver Knight Awards, dado apenas aos estudantes que aplicam o seu conhecimento em atividades escolares.
Com 16 anos ele começou a trabalha sendo atendente do MCDonald’s e ao sair do ensino médio passou na Universidade de Princeton visando estudar física. No entanto, depois mudou para engenharia elétrica e ciência da computação, sendo brilhante durante essa fase também,
Ao se formar entrou em uma startup Fitel que buscava criar uma rede de comunicação para empresas, mas ela faliu. Então, entrou na Bankers Trust como Product Manager, chegando ao cargo de vice-presidente em pouco tempo, mas saiu por achar o trabalho pouco instigante.
Logo depois entrou na DE Shaw Go onde era responsável por buscar novos produtos para vender na internet, no mesmo período ele já estava buscando empreender.
A iniciativa que fez Bezos se tornar bilionário
Saindo do seu emprego, ele criou a Amazon que no começo se chamava Cadabra.com, que surgiu apenas como uma empresa destinada à comercialização de livros por um preço mais baixo do que em outras livrarias.
A empresa começou com 300 mil dólares, sendo uma empresa pequena no começo, tanto que a contabilidade era feita pela esposa de Jeff. A empresa teve um sucesso absurdo desde o começo e a empresa e logo conseguiu um bom investimento.
Um ano depois a Amazon abriu capital na bolsa de valores, o que fez Jeff Bezos se tornar milionário. Contudo a visão do empreendedor de sucesso era diferente. Ele não queria uma livraria e sim uma loja que vendesse de tudo o que estava acontecendo com o tempo.
No entanto nem tudo é fácil, a Amazon sofreu muito com o estouro da Bolha PontoCom, o que fez as ações desvalorizarem drasticamente. Antes uma ação valia US$113,00, em um ano ela chegou a menos de US$6,00.
Mesmo durante a crise a empresa estava com bons números, conseguindo até mesmo desenvolver novos produtos como:
- AWS;
- Amazon Prime;
- Amazon Kindle;
- Prime Vídeo.
Em 2013 Jeff Bezos já tinha um patrimônio estimado em 30 bilhões de dólares.
No início do ano a Amazon fechou um contrato multimilionário com a CIA voltada a tecnologia da AWS
Por fim, em 2018 Jeff Bezos se tornou o homem mais rico do mundo fazendo a Amazon ser uma das empresas mais valiosas do planeta, sendo hoje a principal varejista do mercado com uma gama de produtos que vai muito além da venda de produtos por si só.
6. Elon Musk (Empreendedores de sucesso)
É fato que Elon Musk divide opiniões, mas é um dos empreendedores de sucesso astronômico e você pode aprender muito com sua história, vamos lá!
Primordialmente, Elon Musk é filho de Mary Musk e Elon Musk, ambos eram bem sucedidos, muito por conta dos avós do empreendedor que criaram uma fortuna em seus negócios, fazendo com que ele já nascesse milionário.
Nascido em 1971 na áfrica do Sul em uma cidade movida pelo comércio, desde novo ele teve acesso a boas condições de estudo e pode viajar pelo mundo desde cedo, tendo uma vida extremamente luxuosa desde cedo.
Desde a juventude demonstrava ser um gênio da tecnologia, resolvendo problemas e desenvolvendo sistemas por conta própria. Aliás, chegou a desenvolver o jogo Blastar que foi vendido a uma revista local por US$500,00.
Sua adolescência foi marcada pelo bullying chegando a sofrer sérias agressões físicas durante essa fase de sua vida. Além disso, sua relação era problemática com o pai, constantemente havia discussões entre eles devido aos problemas com álcool do pai, o que acabou levando ao fim do casamento entre seu pai e mãe.
Até hoje a relação com seu genitor não é boa, nas falas do bilionário ele diz “prefiro manter distância, meu pai é uma pessoa ruim e por isso prefiro não ter muito contato”.
O início da carreira empreendedora de Musk
Ao chegar à maioridade , Elon Musk tirou sua cidadania canadense e foi estudar no Canadá e se formou com honras.
Com seu irmão fundaram a Zip2, uma empresa de software com cerca de 15 mil dólares. A instituição focava em ajudar empresas físicas a gerarem produtos no digital.
Ele conseguiu um bom investimento para a empresa, mas teria que ser afastado do cargo de CEO, o que ele aceitou e depois de 4 anos a empresa foi vendida por 340 milhão de dólares, 7%. Desse dinheiro ficou com Elon Musk de acordo com sua parte no negócio, fazendo ele ficar milionário.
A próxima iniciativa do empreendedor foi uma empresa de pagamento de contas, essa não foi fundida com a PayPal e estava dando certo, tendo Elon como CEO, mas ele foi expulso do cargo enquanto viajava com sua esposa.
Ainda assim ele manteve sua participação na empresa e com a venda do empreendimento por 1,5 bilhão de dólares ele ganhou 180 milhões de dólares.
SpaceX
Unindo sua paixão pela astronomia, Elon Musk criou a SpaceX visando fazer viagens para o espaço. A ideia era fechar contratos com o governo e companhias de viagem.
Nos primeiros anos a companhia deu prejuízo, mas com o tempo a empresa foi dando certo fazendo a SpaceX fechar contratos com a NASA e o Governo Americano.
Tesla
Elon Musk acredita que uma das soluções para auxiliar o planeta são os carros elétricos, pela baixa emissão de carbono. Elon Musk entrou como investidor majoritário na empresa em 2004, pouco tempo depois se tornou o CEO.
O primeiro carro da Tesla chegou ao mercado em 2008, mas foi um fracasso em vendas devido à crise no setor de automóveis no ano.
A situação para o empreendimento ficou difícil e a empresa quase faliu, a saída foi a montadora Daimler que investiu 50 milhões de dólares. Além disso, na época Elon Musk se divorciou, mostrando que sua vida pessoal e empresarial estavam em crise.
Em 2010 a empresa abriu capital social sob olhares de desconfiança, pois a maioria dos investidores acreditava que o negócio não daria lucro. Na prática aconteceu o posto, no primeiro ano as ações apresentaram mais de 400% de lucro.
Com o tempo a Tesla se consolidou no mercado e hoje é uma das responsáveis por Elon Musk ser um dos homens mais ricos do mundo.
Empreendedores de sucesso brasileiros
Até o momento conhecemos a história de pessoas influentes fora do Brasil, só que existem diversos empreendedores bem sucedidos no território brasileiro e abordaremos agora um pouco da trajetória de alguns de empreendedores de sucesso do Brasil.
1. Roberto Nogueira
José Roberto Nogueira nascido em Pereira-CE em 1965 em uma família com 11 irmãos, tendo uma vida bem simples sem acesso à energia elétrica, tendo o sustento pela fazenda familiar.
Era apaixonado por eletrônica e fez uma certificação a distância, conseguindo ter conhecimento para trabalhar com isso.
José se mudou para São Paulo visando ter sua própria oficina, o que não aconteceu logo de cara. Precisando buscar outras formações em sua área para assim conseguir um emprego na área e buscar emprego na sua área em uma empresa de placas solares.
Durante seu trabalho ele vendia algumas peças e usava essa oportunidade como uma fonte de renda extra. Com o tempo essa iniciativa se tornou uma empresa que vendia peças, computadores e até mesmo antenas.
Devido ao sucesso desse seu empreendimento Roberto resolveu iniciar na educação, investindo em uma escola que capacitaria jovens para o mercado de trabalho voltado a tecnologia, além do fornecimento de internet. Essa ideia fez seu empreendimento crescer muito, pois atuou em escolas estaduais, atendendo boa parte da rede de ensino.
No começo o serviço era apenas no interior de São Paulo, com o tempo buscando a expansão a rede de internet foi disponibilizada na região Nordestina. Aliás, ele foi o pioneiro na internet Wi-Fi (conectada via rádio).
Logo depois ele investiu na internet fibra óptica, fazendo a internet melhorar cada vez mais, atendendo mais de 110 cidades no Brasil.
2. Luiza Helena Trajano (Empreendedores de sucesso)
Essa é uma das maiores referências do empreendedorismo no Brasil, sendo a primeira mulher a construir um patrimônio bilionário.
Primordialmente, começou trabalhando em uma loja dos seus parentes buscando juntar dinheiro para comprar as coisas que gostava. No começo a loja era chamada como A cristaleira, mas mudou para Magazine Luiza como uma forma de homenagear a tia da empreendedora de sucesso.
Quando completou 18 anos, Luiza passou a atuar de maneira incisiva no negócio. Aliás, quando se dedicava no crescimento do negócio fez duas faculdades, se formando em Direito e Administração de Empresas.
A Magazine Luiza foi crescendo, abrindo redes em cidades do interior paulista, diversificando seus produtos. Dentro de 20 anos a empresa já tinha mais de 30 redes.Mesmo em 1981 a empresa já tinha uma rede tecnológica o que fez o posicionamento da instituição ser mais rápido no digital e seus processos se tornaram automatizados com agilidade.
A passagem de bastão
Em 1991 a tia de Luiza Helena passou o negócio para sua sobrinha que desde então é a presidente que guia o empreendimento.
Quando Luiza Helena Trajano assumiu o negócio implementou uma cultura inovadora onde o funcionário também era visto como um empreendedor e incentivado a ter seu próprio negócio. Além disso, implementou um sistema de loja eletrônica, o que não era comum na época.
A plataforma se popularizou em 1995 e a Magalu tem crescido cada vez mais, vendendo produtos por todo o Brasil. Inclusive tendo um sistema de afiliados, onde os vendedores ou qualquer pessoa com interesse em vendas pode abrir sua loja, vender os produtos da Magazine Luiza e ganhar comissão por cada venda.
Hoje a empresa é grande e tem um plano de carreira aos clientes. Oferecendo a possibilidade de crescer na instituição, incentivando que o colaborador se dedique e atinja cargos altos na empresa.
Dessa forma, Luiza Helena foi a grande responsável por criar uma rede varejista de sucesso que vende todos os dias, fazendo a Magazine Luiza ser uma empresa avaliada em bilhões de reais.
3. Abílio Diniz
Primordialmente, Abílio Diniz é um bilionário fundador do Grupo Pão de Açúcar e um dos grandes acionistas do Carrefour.
Antigamente o Pão de Açúcar era uma pequena doceria. Todavia, Abílio e seu pai levaram a empresa a ter mais de 800 lojas e 50 mil funcionários espalhados por todo o Brasil.
Abílio Diniz nasceu em 28 de dezembro de 1936. Sendo o primeiro dos 6 filhos do casal Valentim e Floripes Diniz, seu pai veio de Portugal em 1929 e viveu no Rio de Janeiro. Por conta da beleza da região de Pão do Açúcar resolveu colocar esse nome em seu empreendimento.
Durante a juventude de Abílio, período onde sua família já morava em São Paulo, ele teve que enfrentar uma série de dificuldades, principalmente o bullying, pois era baixo e gordinho. Em alguns momentos chegou até a sofrer agressões físicas. Por essa razão aos 13 anos começou a fazer Boxe, dessa forma passou de um jovem amedrontado para uma pessoa confiante que sabe se defender. Além disso, o empreendedor aprendeu judô, capoeira e era talentoso para o futebol.
Durante sua adolescência seu pai fundou o Pão de Açúcar, que embora fosse um negócio pequeno que apenas provia o sustento da família, fez muito sucesso na região. Quando não estava estudando ou praticando atividade física, Abílio ajudava seu pai na produção dos doces ou na entrega dos pedidos.
O início do empreendedorismo
Assim que saiu do ensino médio decidiu estudar Administração de empresas na FGV, uma das melhores instituições de ensino do país. Depois de se formar ficou sem saber o que fazer, podendo entrar em uma multinacional ou continuar os estudos nos Estados Unidos.
Todavia, seu pai recomendou que ele abrisse seu próprio negócio, um supermercado. O que fez o jovem ficar encantado e em 1959 inaugurou o supermercado na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio. O negócio logo deu certo atraindo o público da região. Foi então que em 1963 fundou o segundo supermercado em Higienópolis.
O crescimento não parou por aí, com a compra de outras redes de supermercado em 1965 o Pão de Açúcar já contava com 40 supermercados e mais de 1500 funcionários.
A volta aos negócios
Depois do sucesso da empresa, Abílio saiu do empreendedorismo, tendo uma carreira na política. Aliás, em 1989 o empresário chegou a ser sequestrado devido às fortes tensões políticas da época, sendo uma das razões para sair do cenário.
No final dos anos 80 o empreendedor voltou a gerenciar o Pão de Açúcar que estava à beira da falência devido à forte crise econômica nacional. Em 1999 fez uma negociação com um grupo francês onde cedeu 25,5% do Pão de Açúcar, por 845 milhões de dólares, em 2006 vendeu todo o negócio para o grupo por cerca de 2 bilhões de reais.
Então, Abílio começou suas empreitadas nos investimentos, o que o fez ser um dos maiores acionistas do Carrefour, além de ter adquirido o Ponto Frio, entre outros empreendimentos no período.
Hoje, o bilionário continua fazendo investimentos e mantém a fortuna da família. Sem dúvida o maior destaque de sua carreira como empreendedor de sucesso foi ter transformado uma pequena doceria em uma franquia avaliada em bilhões.
4. Flávio Augusto
Hoje Flávio Augusto é bilionário tendo uma série de negócios bem sucedidos, sendo o fundador e atual dono da Wise-Up, uma das principais escolas de idiomas do Brasil. No entanto, Flávio Augusto não nasceu em berço de ouro, muito pelo contrário, sua história começa em uma família humilde.
A princípio, Flávio Augusto da Silva nasceu em 7 de fevereiro de 1972 no Rio de Janeiro, vivendo sua juventude em uma periferia da cidade. Durante sua infância e adolescência, era um ótimo estudante, por isso conseguiu entrar no colégio da Marinha. Contudo, seguir as regras nunca foi seu ponto forte (o que é é um problema se você está em uma instituição militar). Por isso acabou sendo expulso, ou como o empreendedor diz “convidado a se retirar”.
Essa foi uma grande decepção para sua família, como forma de mostrar que havia saído porque aquele ambiente não era para ele, prestou a prova novamente apenas para mostrar aos seus pais que tinha capacidade, mas um ambiente cheio de normas era o mesmo que a prisão para Flávio.
O começo de sua vida empreendedora
Ao completar 18 anos, Flávio conheceu Luciana que viria a ser sua esposa. Movido pela vontade de proporcionar um futuro melhor para sua família, Flávio resolveu fazer faculdade que começaria no segundo semestre. Ainda assim, ele precisava de dinheiro e resolveu vender relógios para conseguir dinheiro. Enquanto vendia viu a oportunidade de ser um vendedor de cursos de inglês, o que não tinha nenhuma estabilidade, nem salário fixo.
Movido pela chance de ganhar mais, Flávio resolveu entrar no trabalho e começou a vender cursos, onde se destacou por ser um dos melhores vendedores da empresa. Conseguindo chegar ao cargo de gerente e recebendo por volta de 7 mil dólares na época.
Devido ao sucesso ele foi convidado a liderar uma rede na Venezuela, sendo a primeira vez com que agia como um verdadeiro empreendedor. Teve que fazer a contratação de pessoas, criar uma logística sustentável, entre outros detalhes que um negócio exige.
Embora tenha conseguido sucesso decidiu sair do trabalho, pois estava sendo ameaçado por alguns concorrentes. Segundo o empresário, essa decisão foi tomada para proteger sua família.
Quando voltou se tornou diretor de vendas no Brasil e começou a notar erros no material da empresa além de algumas dificuldades que faziam a empresa perder seu valor. Ao comunicar isso aos administradores do negócio, mas não gostaram da intromissão, não acataram nenhuma das sugestões.
Vendo que sua voz não era valorizada, Flávio decidiu abrir seu próprio negócio, pois tinha conhecimento de mercado e sabia como ter resultados melhores do que a empresa onde trabalhava, assim surgiu a Wise-Up.
A escola que deixou Flávio bilionário
Para começar o empreendimento, Flávio Augusto recorreu ao cheque especial para ter o dinheiro necessário para o início do empreendimento, pagando R$20.000,00 a uma taxa de 12% ao mês.
A princípio a loja se chamava Winners, somente em um momento posterior foi mudado para Wise-Up. Sobretudo, a primeira escola foi no Rio de Janeiro, sendo onde Flávio deu início às aulas. Rapidamente o empreendedor de sucesso conseguiu equilibrar o caixa do negócio, e dentro de alguns meses o cheque especial deixou de ser uma dor de cabeça, inclusive, a empresa começou a dar lucro.
Com o negócio crescendo, outras escolas foram abertas, nos primeiros anos a rede chegou a ter 24 escolas espalhadas pelo Brasil. Depois entrou no modelo de franquia, fazendo com que atingisse a marca de 400 escolas. Devido ao sucesso, empresários se interessaram no negócio e Flávio vendeu a empresa por cerca de 1 bilhão de reais.
Orlando City
Sua próxima iniciativa foi o Orlando City, se tornando um dos donos do clube vendo a oportunidade de aproveitar a crescente do futebol nos Estados Unidos. Seu aporte inicial foi de 150 milhões de dólares e se comprometeu a investir mais 150 milhões de dólares na construção do estádio.
Uma das maiores jogadas de Flávio foi a contratação do Kaká que fez o valor do clube subir consideravelmente.
Durante o mesmo período Flávio Augusto teve outras iniciativas como o Geração de Valor, projeto onde ensina sobre empreendedorismo para jovens brasileiros que desejam se tornar bem sucedidos.
A volta a Wise-Up
Todos os novos negócios do empreendedor de sucesso estavam tendo sucesso, mas a Wise-Up estava quase falindo. Dessa maneira, ele vislumbrou a oportunidade de comprar novamente o empreendimento. A aquisição foi feita em 2013, desde então ele trabalhou muito para reestruturar o negócio, fazendo com que a empresa se tornasse ainda mais valiosa do que antes.
Além disso, estruturou a empresa de forma que sobrevivesse sem a sua presença, ou seja, se Flávio não pudesse gerenciar o negócio por algum motivo, há pessoas qualificadas que tomaram as decisões e vão fazer a Wise-Up continuar crescendo.
Na atualidade, estima-se que a fortuna de Flávio Augusto gira em torno de 5,7 bilhões de reais. O empresário afirma que no futuro deseja se dedicar a outras atividades que não envolvam o empreendedorismo, cogitando até mesmo uma carreira na política.
5. Jorge Paulo Lemann
O Jorge Paulo Lemann nasceu em 1939 no Rio de Janeiro, desde sua infância tinha uma vida financeira tranquila, pois seu pai era um imigrante dono de uma empresa de queijos que foi vendida para Hélio Moreira Sales, fazendo a família se tornar bem sucedida financeiramente.
Desde criança praticava esportes como o tênis e participava de campeonatos, chegando até mesmo a se tornar campeão juvenil aos 17 anos de idade.
Na fase adulta ele mantinha bons hábitos, acordava cedo, corria todos os dias e mantinha uma alimentação balanceada evitando alimentos gordurosos, isso visando continuar competindo e conquistando prêmios.
Teve a melhor educação possível para época, conseguindo entrar na prestigiada universidade de Harvard onde acabou soltando fogos para se divertir na praça central da universidade, isso quase lhe custou sua vaga, sendo convidado a se afastar por 01 ano, ao voltar concluiu seus estudos em 2 anos.
Após formado continuou estudando no exterior, sua meta era aprender com os melhores e depois voltar ao Brasil com o conhecimento obtido e depois voltar a sua terra natal.
No entanto, ele não se adaptou ao trabalho, pela primeira vez estava em uma empresa com hierarquia que tinha processos rigorosos e sem muita liberdade decidiu sair do trabalho com apenas 7 meses de profissão.
Ao começar seu primeiro negócio Lemann decidiu vender ativos de papel na bolsa de valores o que deu muito certo no começo, mas como estava empolgado não viu os problemas que estavam se acumulando e a empresa quebrou devido à má gestão.
A criação do Banco Garantia
Quando voltou ao Brasil com seus sócios fundou o Banco Garantia que atuava com a concessão de crédito, iniciativa que deu muito certo e o banco estava comprando outras empresas.
Dentre essas a maior aquisição foi a rede Americanas, sendo na época uma empresa descontrolada, com mais funcionários do que devia e uma gestão que estava levando o negócio à falência.
Quando Jorge Paulo comprou, foi feita a reestruturação do empreendimento levando o negócio a melhorar resultados.
Seu sócio viajou para os Estados Unidos e conheceu diretamente o fundador do Walmart.
Além disso, o banco comprou a Brahma, o que deu certo, pois o negócio tinha todas as características ideias para dar certo no Brasil. No entanto, eles não tinham conhecimento sobre cerveja, por isso contrataram um especialista que cuidou da nova iniciativa.
Os negócios estavam dando certo e a vida de Paul Jorge Lemann estava indo muito bem, até que ele sofreu uma parada cardíaca, precisando se afastar da rotina estressante do Banco Garantia. Devido a isso a cultura da empresa foi se perdendo, fazendo com que a instituição começasse a falir.
Em 1997 o banco faliu, precisando pegar crédito no exterior, mais especificamente 675 milhões de dólares.
Com a reestruturação dos negócios a Brahma estava dando muito resultado. Tanto que a empresa comprou sua concorrente, a Antárctica, criando assim o grupo Ambev que se espalhou por todo o Brasil e hoje tem uma série de outras empresas no seu capital.
Dessa forma, Jorge Paulo Lemann se tornou um dos bilionários mais bem sucedidos do Brasil, tendo um patrimônio estimado em 16 bilhões de dólares.
6. Silvio Santos (Empreendedores de sucesso)
A princípio, Silvio Santos é um dos comunicadores mais amados do Brasil, conquistando todo o Brasil com seu carisma, sendo um dos empreeendedores com mais sucesso no Brasil e fundador do SBT.
Silvio nasceu em 12 de setembro de 1930, sua família ter berço no judaísmo, seu pai Senor Abravanel era um imigrante e a família não era rica, a dificuldade era tanta que Silvio e seus irmãos começaram a trabalhar cedo. Aos 14 anos, o comunicador vendia capinhas para título de eleitor no Rio de Janeiro.
Logo no começo de sua carreira nas vendas sua voz chamou atenção por ser marcante, fazendo com que as pessoas parassem para escutar o que ele tinha a dizer. Além disso, ele sempre foi persuasivo, conseguindo convencer as pessoas a comprarem as capinhas.
Assim ele recebeu a chance de ser locutor, mas prontamente recusou, pois o salário que ganharia era mais baixo do que o dinheiro que fazia vendendo coisas na cidade.
Aos 18 anos foi convocado ao exército, o que não poderia negar, então para fazer dinheiro começou a ser locutor em uma rádio em Niterói.
Quando estava indo para Niterói viu uma oportunidade, ele ia de balsa lotada, mas sem nenhum entretenimento para as pessoas. Assim, ele conseguiu uma autorização para montar um bar na balsa. Ademais, ele também colocou som na embarcação tocando música e fazia um bingo que ele também vendia. Com o tempo também começou a fazer shows na barca.
Dessa forma, ele trabalhava como locutor e também tinha o seu empreendimento no Barco, foi aí que adotou o nome Sílvio Santos, nome artístico que o acompanharia por toda sua carreira.
Sua carreira em São Paulo
Buscando ganhar mais, Silvio Santos se mudou para São Paulo onde trabalho em uma rádio e tinha autorização para vender seus produtos durante a sua apresentação, portanto as vendas sempre estavam lugares ao seu trabalho.
Durante seu tempo no rádio conheceu um de seus grandes amigos, o humorista Manoel de Nóbrega que lhe apresentou uma ideia, o Baú da Felicidade, que era um programa de fidelidade onde as pessoas pagavam um valor mensal e recebiam brinquedos para seus filhos.
Sílvio viu uma oportunidade e tornou o Baú da Felicidade em um produto para adultos colocando outros produtos como eletrodomésticos na negociação.
Logo depois ele começou sua carreira na televisão com o programa Silvio Santos, programa mais longínquo da televisão brasileira.
O comunicador nunca escondeu que era um empresário, essa sinceridade ganhou o público que simpatizou com a figura de Sílvio, fazendo com que o empresário vendesse produtos durante suas apresentações na TV e no rádio.
Devido ao sucesso surgiu o Grupo Sílvio Santos que conta com o Hotel Jequitimar, Clube de Assistência Médica (CLAM), Liderança Capitalização (empresa que criou da Tele Sena).
A criação do SBT
Sílvio Santos fizera muito dinheiro, mas havia um problema, os meios de comunicação por onde Sílvio fazia dinheiro não eram seus, tudo era fruto de um acordo comercial com Roberto Marinho.
Só que esse não estava gostando do fato de todo o show ser conduzido por apenas um homem, pois isso dava muito poder ao homem do Baú. Assim, ele determinou que a parceria só poderia continuar se os acordos fossem encerrados.
Foi então que Sílvio decidiu sair e criar a sua própria casa, no seu terreno, criando a sua televisão, o SBT. Só em 1981 sua rede de TV se tornou nacional, antes disse seu programa passava apenas em algumas regiões do país.
Em alguns anos o SBT se tornou a segunda maior emissora do país, fazendo assim com que Sílvio ganhasse muito dinheiro e atingisse todos os seus objetivos.
Uma das coisas que fez Silvio Santos ter tanto sucesso foi a Tele Sena que faz sucesso até os dias de hoje.
Hoje estima-se que Silvio Santos com seus 93 anos tenha uma fortuna por volta de 2 bilhões de reais. Na atualidade, seus negócios foram passados a suas filhas que guiam os empreendimentos de sucesso construídos pelo pai.
Conclusão
Selecionamos aqui os maiores empreendedores de sucesso do mundo, explicamos a trajetória de cada um deles para que você se inspire e aprenda mais sobre negócios.
Hoje se vive uma nova era nos negócios, as melhores oportunidades de ganhar dinheiro estão na internet e você pode aproveitar isso criando um empreendimento digital, ou seja, terá um negócio na internet, sem precisar se preocupar com todos os custos fixos que as grandes empresas têm.