Carregando

Publicidade



Cartão de Crédito e Débito Diferença e Vantagens de Cada Um!

Publicidade

Conhecer mais sobre cartão de crédito e débito diferença entre eles é um dos pontos que muitos clientes ainda se preocupam e que vale a pena conhecer mais detalhes sim.

Isso porque quando se entende qual cartão de crédito e débito diferença o cliente sabe exatamente o que está precisando e pede aquele que suprirá sua necessidade no momento. Então, conheça mais informações sobre a diferença cartão de crédito e débito e aproveite!

Publicidade

Qual a diferença cartão de crédito e débito?

Afinal, qual a diferença cartão de crédito e débito? A princípio, a grande diferença entre débito e crédito é a data de pagamento da compra.  No caso das compras no débito, o preço total do produto é pago naquele momento, de uma só vez. 

Publicidade

Já na opção de compras no crédito, o pagamento é feito em uma data futura à compra. Nessa modalidade, você também pode parcelar o pagamento com muitas vantagens e facilidade. 

Crédito e débito para cliente

Contudo, se você está pensando como cliente, a melhor forma de entender a diferença cartão de crédito e débito é pensar no prazo: no débito você paga na hora e no crédito você paga depois.

O que é e como funciona o cartão de débito?

Conforme mencionamos antes, a melhor maneira de entender qual a diferença cartão de crédito e débito é explicando cada uma separadamente, e é exatamente o que vamos fazer agora.

Cartões
Cartões (Foto: Reprodução)

Cartão de débito como cliente

Primeiramente, ao comprar em dinheiro você entrega a nota e as moedas para o vendedor, não é mesmo? O cartão de débito funciona da mesma forma, mas nesse caso, você não vai tirar o pagamento do seu bolso e sim passar o cartão. Pois ele sai direto de sua conta no banco. 

Portanto, para usar o cartão de débito é importante ter o valor do produto em sua conta, tanto para que o pagamento seja aprovado quanto para não entrar no vermelho. Mas lembre-se que os juros do cheque especial são altos.

Vantagens e desvantagens de pagar no débito

Em contrapartida, a diferença de crédito e débito também envolve algumas vantagens e desvantagens que as duas possuem, como por exemplo:

Vantagem

Nada de contas futuras – diferença cartão de crédito e débito

Em primeiro lugar, em relação ao crédito, pagar no débito é a escolha perfeita quando você tem dinheiro na sua conta porque assim você não fica com um compromisso financeiro futuro.

Segurança e controle

Além disso, em relação ao dinheiro em espécie, as vantagens de escolher o débito é que você não precisa andar com notas na carteira e que você pode fazer um controle financeiro mais preciso.

Desvantagem

Tem que ter dinheiro na conta

No entanto, a desvantagem é que você precisa ter dinheiro no banco para comprar com essa versão, e por isso que é tão importante que saiba qual a diferença cartão de crédito e débito antes de sair comprando por ai.

O que é e como funciona o cartão de crédito? – diferença cartão de crédito e débito

Antes de qualquer coisa, o cartão de crédito funciona como uma maneira segura de comprar fiado. Ou seja, quando não se tem o dinheiro no momento. Assim, você leva o produto ou serviço na hora, mas paga depois sendo a grande diferença cartão de crédito e débito

Isso significa que com o cartão de crédito, o banco que vai pagar para a loja , é como se ele emprestasse o dinheiro para você.  Uma vez por mês, você recebe a fatura do cartão de crédito em seu e-mail ou na sua casa, como acontece com o banco Santander.

No caso, essa conta reunirá todos os gastos que você teve nos últimos 30 dias usando o cartão.  É importante ter controle de quanto você está comprando no crédito para que a fatura não ultrapasse o limite de quanto você pode pagar.

Vantagens e desvantagens de pagar no crédito

Vantagem

Prazo e parcelamento – diferença cartão de crédito e débito

Antes de mais nada, além da possibilidade de comprar para pagar depois, a principal vantagem de comprar no crédito é o parcelamento sem juros sendo uma das grandes diferença de crédito e débito. Ou seja, parcelamentos em até 12x sem acréscimo são comuns e isso ajuda na compra de produtos que, sem esta opção, seriam caros demais para pagar tudo de uma vez como no cartão Pan para Negativados. 

Programa de pontos

Além disso, bancos oferecem vantagens para quem usa o serviço do cartão de crédito, como programas de pontos que você troca por outros produtos ou combustível em postos credenciados. 

Desvantagem – diferença cartão de crédito e débito

Faturas altas se não houver controle 

Perder o controle das despesas no crédito é uma desvantagem ligada aos hábitos de consumo e de educação financeira que nem todo mundo conhece.  Comprar no crédito sem ter controle sobre essas despesas pode gerar uma fatura muito difícil de pagar. 

Em resumo, as multas e juros para faturas em atraso costumam ser altas. Se o cliente do banco não pagar, não pode mais comprar no cartão de crédito e fica com o nome sujo. Ou seja, o descontrole ao usar o cartão de crédito gera dívidas e apuros desnecessários.

Mas vale lembrar que o cartão de crédito possui um limite para que o cliente use, mas, esse limite não deve ser considerado complemento de renda. É uma possibilidade de compra que precisa ser feita com consciência.

Diferença cartão de crédito e débito – Melhor opção?

Logo depois de tantas informações sobre diferença de crédito e débito e como cada um trabalha, qual a melhor opção para ter? Sem dúvidas, o cliente precisa analisar antes de qualquer coisa as necessidades que ele possui e se tem autocontrole.

Isso porque para ter um cartão de crédito, o cliente precisa de um bom controle para não gastar mais do que possui para pagar, e com o débito você só gasta o que tem. Então, analise e veja qual o melhor para você!

// Dicas de Cartões de Crédito

Pagbank Cartão De Crédito: Como Funciona

Venha conhecer conosco o cartão de crédito PagBank e confira todas as suas vantagens na hora da compra. Já ouviu falar do cartão de crédito PagBank? Solicitar o cartão pague bem que é muito simples, mas vamos ver a seguir agora vamos entender por que esse cartão é ideal para quem gosta de fazer compras …

Cartão de Crédito e Débito Diferença e Vantagens de Cada Um! Leia mais »

CONTINUAR LENDO