Carregando sua Recomendação...

Planejando tempo – algumas dicas para gerenciar melhor

Imagem Destaque - Planejando tempo - algumas dicas para gerenciar melhor

Planejando tempo. Quem gostaria que o dia tivesse mais horas pra dar conta de tudo aquilo que precisa ser feito? Eu separei nesse artigo algumas dicas pra te  ajudar a gerenciar melhor seu tempo e até mesmo ter essa sensação de que ele rendeu muito mais.

Seu tempo é uma das maiores riquezas, então vamos fazer melhor uso dele? Tá chegando agora aqui no nosso site, não deixa de acompanhar nossos outros artigos.  E a primeira dica seria:

Planejando tempo – Defina as suas metas SMART

Planejando tempo - Defina as suas metas SMART
Defina as suas metas SMART (Foto: Divulgação)

A gente fala pra caramba aqui de objetivos, de metas, o que você quer alcançar, mas tem uma estruturinha que te ajuda pra caramba, ela se chama SMART, se você não conhece, não sabe como usá-la, tem um vídeo que eu vou deixar aqui, ele é antiguinho, mas ele mostra passo a passo como que você vai estruturar e aí tendo as suas metas, olha só o que que significa essa sigla SMART, tá: específico, mensurável, alcançável, realista e com data ali, um prazo pra você realizar, isso com certeza vai te dar um norte melhor, uma ideia do que você tem que fazer e vai te ajudar a otimizar melhor o seu tempo.

Planejando tempo – Acorde mais cedo

Planejando tempo - Acorde mais cedo
Acorde mais cedo (Foto: Divulgação)

A segunda dica já vai ser um pouquinho mais fácil depois que você realizar a primeira que é das metas SMART, que é acorde mais cedo, todo mundo tem vinte e quatro horas no dia, não é verdade? A gente não consegue mudar isso, isso é fato. Só que você pode, sim, fazer seu dia render mais acordando um pouquinho mais cedo, sem esquecer, claro, de você ter a sua noite de sono aí de seis a oito horas pra você se restabelecer, isso é muito importante, mas começa colocando quinze, vinte minutinhos mais cedo aí, faz um teste por semana e começa a acordar e aproveitar melhor seu tempo. Então, o que que tem a ver a primeira dica aqui? Se você tem as suas metas, os seus objetivos super definidos, isso te ajuda a começar a acordar mais cedo porque você já acorda sabendo o porque você tá levantando mais cedo, o que que você quer alcançar, o que que você precisa fazer ali naquele dia pra te ajudar a estar mais perto dos seus objetivos.

Planejando tempo – Faça seus planejamentos

Planejando tempo – Faça seus planejamentos (Foto: Divulgação)

O planejamento nos ajuda pra caramba, gente, então que tal começar aí nos dias que você está mais disposto, disposta, animado, tranquilo, começar a separar esses dias para fazer os planejamentos das coisas que são rotineiras.

A gente sabe que tem que fazer aquelas coisas toda semana, todo dia, todo mês, então se você pega os seus melhores dias aí pra fazer esse planejamento, você não precisa forçar o seu cérebro a se comportar ali de um jeito que precisa tomar uma decisão, precisa fazer algo ali imediatamente, né, pra coisas que você já pode prever. Claro que a gente passa por situações assim, ah hoje eu não tô muito bem, tô meio cansado, mas tenho que tomar algumas decisões. Sempre que possível evite chegar nesse ponto de cansaço, de estresse, de desânimo e tomar decisões sérias e importantes, tá bom? Bom, a quarta dica aqui é pra falar uma coisinha
bem velha, olha gente, todo mundo já sabe, mas quero saber quantas pessoas de fato colocam
isso em prática:

Bloqueie as distrações do seu dia

Bloqueie as distrações do seu dia (Foto: Divulgação)

Então ó começa aí com notificações do celular, telefone, qualquer coisa que vá te tirar ali daquela concentração do que você precisa fazer. Se trabalha em casa, você tem um canto onde você consegue se isolar e fazer assim ó, esse é meu horário de trabalho, por exemplo, não deixa os cachorros da casa atrapalhar, não deixa as crianças, a família chegar a qualquer hora, né, se você trabalha em casa ou então no escritório, deixa o telefone aí acessível, a qualquer hora, claro que tem demandas de chefe, tem demandas da equipe que você tem que atender, mas em determinado momento coloca o fone de ouvido, fica ali concentrado e desliga todas as notificações, tira o WhatsApp também do computador, do celular porque, gente, não adianta.

Hoje em dia o que a gente mais tem são interferências externas, então se você sempre der atenção a toda solicitação que chegar ali na hora que ela chega, você não vai conseguir ter foco e ser mais produtivo, e-mails também não fique checando toda hora, deixe um horário específico pra que você consiga olhar essas coisas e também o horário da distração mesmo, ah agora deixa eu olhar aqui o que tá acontecendo nas redes sociais e tal, mas específico pra isso. A quinta dica vai num conflito aqui em relação
a algumas pessoas acharem que isso é legal:

Nada de multitarefas

Nada de multitarefas
Nada de multitarefas (Foto: Divulgação)

Pesquisas mostram que apenas dois por cento das pessoas conseguem, de fato, fazer várias atividades ao mesmo tempo com qualidade, ou seja, os outros noventa e oito por cento não conseguem, estão apenas acreditando que estão dando conta e perdendo tempo fazendo tudo de qualquer jeito, gente, pegue uma tarefa por vez e garanta que você vai executá-la da melhor forma possível, tá? Eu faço todas essas coisas aqui que eu tô mostrando pra vocês porque eu tenho uma dificuldade de me concentrar, né, sou bem desfocada, então essas coisas assim, o dia que eu quero fazer esse negócio acontecer, olha eu preciso muito tá concentrada e tal, eu sigo tudo isso aqui que eu tô falando pra vocês, tá? Pra algumas pessoas alguma coisa é mais fácil outras nem tanto, mas o importante é que você vá aplicando isso na sua vida pra que vá se tornando um hábito e você veja os resultados, então tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo é só uma desculpinha pra você dizer assim, nossa, como eu consigo realizar várias coisas ao mesmo tempo, ninguém consegue, a não ser aqueles dois por cento.

Se você tem essas habilidades, maravilhoso, mas a maioria dos seres humanos não consegue fazer bem feito várias coisas, então prefira qualidade do que quantidade.

Estas foram as nossas dicas para você conseguir um melhor aproveitamento do seu dia planejando o seu tempo. Se gostou, deixe aqui nos comentários pra gente como você faz para gerenciar melhor o seu tempo.

Conheça também o nosso parceiro Zero um, onde você encontra muitas dicas sobre cartões de crédito, bancos e muito mais.

Veja também:

Como solicitar seu cartão de crédito do Banco do Brasil

Peça Seu Cartão de Crédito Santander Free Agora Mesmo

Cartão de crédito Nubank – Mais que um cartão virtual

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.