Carregando sua Recomendação...

Como Consultar Valor a Receber PIS Com Segurança e Praticidade?

consultar valor a receber PIS

Aprender como consultar valor a receber PIS com segurança e de maneira bem pratica é muito importante para que faça todo o processo rapidamente e tendo a certeza que está tudo certo.

Além disso, tem como consultar valor a receber PIS usando apenas o CPF de forma bem simples, que compensa muito em casos que não saiba o número do seu PIS e nem onde encontrar.

Sendo assim, ainda nesse artigo, veja todas as maneiras de consultar valor a receber PIS com segurança, como funciona esse processo e quais as vantagens que esse benefício tem para oferecer aos cidadãos. Boa leitura!

Consultar valor a receber PIS pelo CPF online 

Afinal, como funciona para consultar valor a receber PIS pelo CPF online de forma segura e confiável? Antes de qualquer coisa, consultar valor a receber PIS através do CPF online é bem simples, fácil e rápido.

Nesse caso especifico indicado para quem não sabe o número do PIS ou perdeu a carteira de trabalho e quer consultar o número do PIS online. Esse processo de usar o CPF também é usado na hora de pedir empréstimo na conta de Luz ou solicitar a 2° via do boleto da BV. O processo é o seguinte:

Como Consultar PIS
Como Consultar PIS? (Foto: Reprodução)
  1. Em primeiro lugar, para consultar valor a receber PIS acesse o site “Meu INSS”;
  2. Já no site, clique em “Entrar”;
  3. Mas caso você não tenha cadastro, a plataforma pedirá para que faça um. Então, basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento e os outros dados importantes para o cadastro;
  4. Logo depois de se cadastrar, coloque o número do seu CPF e a senha;
  5. Faça o login;
  6. Mude a senha se achar melhor;
  7. Pronto, está tudo pronto para consultar o PIS online. 

Consultar valor a receber PIS pelo CPF no app Caixa Trabalhador

Além disso, para consultar valor a receber PIS pelo CPF, tem como usar também o app Caixa Trabalhador, disponível para celulares Android e iOS com os passos a seguir:

  1. Primeiramente, baixe o app Caixa Trabalhador no seu celular;
  2. Ao abrir o app, clique em “Acessar”, mencione seu CPF e, depois, clique em “Próximo”;
  3. Mas caso não tenha cadastro, faça o seu;
  4. Logo depois, receberá um e-mail de verificação com os passos para ativar a conta encaminhada a você;
  5. Depois ter o e-mail verificado, feche o app e abra-o novamente com a senha que acabou de criar;
  6. Sendo assim, clique no menu disponível na tela e selecione a opção “Meu NIS” para consultar valor a receber PIS.

Como tirar o extrato do PIS pela internet 

No entanto, para ter acesso ao extrato do PIS pela internet é simples, sendo necessário saber o número correto do seu PIS. Mas, caso você não saiba, siga os passos que mencionamos acima sobre o passo a passo e tenha acesso ao valor que receberá e o número correto do seu PIS.

O que é o PIS?

Por outro lado, de nada adianta saber como consultar valor a receber PIS se não entender de fato o que é esse benefício. Em resumo, o PIS é o Programa de Integração Socialque tem como objetivo a integração do trabalhador do setor privado com o desenvolvimento da empresa.

Assim, desta maneira, o número do PIS é único para cada trabalhador e criado assim que o cidadão tenha um 1° emprego registrado na carteira de trabalho. Ou seja, é uma numeração única, como um documento pessoal qualquer.

Entretanto, o PASEP é o Programa de Formação do Patrimônio Público. Nesse caso, este registro é feito quando o cidadão têm seu primeiro trabalho registrado no setor público. Ao contrario do PIS que é no setor privado.

Quem tem direito a esse benefício – consultar valor a receber PIS

Quando se aprende  mais sobre o processo de como consultar valor a receber PIS é bom que tenha conhecimento também de quem tem o direito desse benefício de fato. A princípio, o pagamento do PIS feito apenas pela Caixa Econômica Federal.

Em empresas privadas, o empregado, além de todos os benefícios garantidos por lei, contribui para o desenvolvimento do setor em que trabalha.  Então, esse pagamento acontece uma vez por ano.

Os empregados registrados que estejam com a carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos por mês e que tenham trabalhado por pelo menos 30 dias no ano de pagamento, tem direito a receber PIS. 

No entanto, é necessário que tenha o número do PIS por pelo menos 5 anos. Ou seja, isso significa que o tempo mínimo de contrato com a empresa que o governo exige é justamente os 5 anos.

Retirada do Abono Salarial PIS /Pasep

No entanto, ao consultar valor do PIS é comum que procure informações também sobre como funciona a retirada desse dinheiro. Primeiramente, o Abono Salarial é um benefício constitucional com o limite de um salário mínimo daquele ano em especial.

Ele está disponível todos os anos aos funcionários de setores públicos (Pasep) e privados (PIS). Sendo assim, tem direito a retirada do Abono Salarial o empregado que:

  • Tenha cadastro no PIS/Pasep pelo menos 5 anos, conforme mencionamos;
  • Trabalhou, no mínimo, 30 dias com registro na CT, nos último ano;
  • Recebeu o valor de até 2 salários mínimos durante o ano-base considerado para o cálculo do benefício em questão;
  • Teve seus dados informados pela empresa, corretamente, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS ou eSocial).

Conclusão

Por fim, quando se aprende todos os detalhes sobre como consultar valor a receber PIS com segurança e também sobre quem tem ou não direito a esse abono, tudo fica ainda mais simples, não é mesmo?

Pois bem, lembre-se também que todo esse processo é através da internet por aplicativos ou sites seguros e responsáveis, não tendo problemas em colocar seus dados pessoais nessas plataformas. Portanto, consulte seus direitos a respeito desse abono, saiba como ele funciona de fato e se tem ou não opção de retirar esse valor. Caso tenha, não perca sua oportunidade e aproveite!

Leia também:

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.