O empreendimento digital é o melhor caminho para quem pretende empreender, ter uma boa margem de lucro e com pouco ou nenhum capital inicial.
Com o avanço da internet e redes sociais como um todo surgiram oportunidades para empreendimentos digitais e você pode aproveitar esse cenário para começar o seu negócio digital e melhorar sua qualidade de vida.
Em 2020 o Movimento Compre&Confie com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) concluiu que os varejos online cresceram 58,6% na época. A porcentagem hoje é mais alta, mostrando a necessidade e obrigação das empresas se posicionarem na internet.
Abordaremos tudo sobre o empreendimento digital e entenderá qual modelo de negócio é o ideal para você, por meio de exemplos práticos de iniciativas que pode realizar na internet.
O que é um empreendimento digital?
O empreendimento digital é uma empresa que atua 100% na internet, ou seja, não há um estabelecimento físico, tudo é realizado pela internet.
Existem algumas modalidades de negócio online comuns, como os ebooks, cursos, apps, entre outros.
Embora o conceito de empreendimento digital seja simples, para ter sucesso deve identificar uma demanda no mercado e ter a solução para o problema. A partir do momento que resolver uma necessidade do mercado ganhará dinheiro pela internet.
Empreendimento digital ou offline? Comparação
O negócio online tem diversas vantagens quando comparado ao empreendimento físico, por isso muitos novos empresários preferem o digital ao offline. Na tabela abaixo vemos exatamente as diferenças:
Análise | Empreendimento digital | Empreendimento offline |
Escala | Pode vender produtos em escala global. | Limitado a região onde está localizado. |
Custo inicial | Não precisa de muito dinheiro para começar. | Precisa de mais dinheiro para começar e o custo mensal é maior. |
Acesso | Pode vender o produto/serviço a qualquer momento | Só ganha dinheiro quando o estabelecimento está aberto. |
Capital de giro | Pode começar sem funcionários, com menos de R$ 1.000,00 | Terá custo com estoque, aluguel e funcionários desde o começo. |
Sendo assim, as empresas online são mais fáceis de começar e geralmente tem custo baixo.
Então ter uma empresa física não é indicado? Dependendo do modelo de negócio que pretende ter, alguns precisam ter um estabelecimento, outros não têm essa prerrogativa.
O que precisa para começar no mercado digital?
Existem algumas características que um empreendedor precisa ter no digital, são 3 principais, vejamos quais são!
1. Criatividade
Em primeiro lugar deve ser uma pessoa criativa, é por meio da criatividade que identifica a demanda do mercado.
O que é demanda? Basicamente, é quando o mercado precisa de um produto/serviço e você como empreendedor desenvolve a solução. Dessa maneira ganha dinheiro.
Todavia, para ver a oportunidade é preciso uma visão fora da caixa. Embora o digital seja grande, sempre há novas áreas que precisam de algo.
2. Resiliência
O empreendimento online no começo é difícil e até frustrante, pois leva um tempo para o resultado começar a aparecer. Aliás, muitas vezes terá que testar diversas estratégias até encontrar a ideal que fará seu negócio ter bons resultados.
A maioria dos empreendedores digitais desistem com pouco mais de 01 ano, mas se for resiliente e dedicado terá bons resultados na sua iniciativa.
3. Visão
A visão diz respeito a maneira como planeja e executa aquilo que propõe, quem se dispõe a ter um negócio online deve organizar sua ideias, dividir em tarefas e principalmente executar aquilo que determinou.
Além disso, identificar as tendências do mercado é essencial, são popularmente chamadas de ondas do marketing digital. Se conseguir verificar o início dessa onda e surfá-la ganhará muito dinheiro.
O maior exemplo é o Flow Podcast, maior podcast do Brasil no sentido de relevância. Depois do sucesso do negócio diversos outros podcasts surgiram, mas nenhum teve ou tem a relevância do Flow.
Tipos de empreendimento digital
Existem diferentes iniciativas que pode escolher para começar um empreendimento digital, talvez o modelo ideal do seu negócio digital esteja aqui.
Marketing de Afiliados
Afiliado é a pessoa que escolhe um produto e escolhe vendê-lo, por cada venda que faz consegue uma comissão Existem muitas plataformas de afiliados, como a Hotmart (https://hotmart.com/pt-br).
É uma boa forma de começar a ganhar dinheiro com a internet. Deve ter conhecimento sobre o desenvolvimento criativo e também entender sobre anúncios na internet. Dessa maneira mostrará o produto para o público certo, fazendo as vendas e recebendo sua comissão.
Para começar como afiliado tenha no mínimo R$500,00, pois terá que gastar para anunciar no Google e Facebook Ads.
Comércio Eletrônico (E-commerce)
Lojas virtuais se tornaram famosos nos últimos anos, sendo um bom caminho para os empreendedores digitais. É comum o e-commerce no modelo dropshipping.
Esse é um tipo de loja onde vende produtos sem ter estoque. Basicamente, a pessoa compra o produto nas suas lojas, então faz o pedido no fornecedor e o item é enviado direto para a casa do cliente final sem nem passar pelas suas mãos.
O mínimo para montar uma loja virtual são R$1.000,00, mas o ideal é ter de R$2.000,00 a R$3.500,00, pois deve criar a loja do zero e ainda contratar um sistema para receber o dinheiro, sem falar do custo com teste de produto.
Criador de Conteúdo (Influenciador)
Influenciadores são pessoas que se destacam em uma área e se tornam uma referência. Independente do segmento. Quando influenciadores atingem o sucesso, conseguem ganhar muito bem, mas o processo até o sucesso demora, pois a concorrência é grande.
Não precisa de muito para começar, só um celular, acesso à internet e criatividade para gravar os vídeos buscando viralizar com algum vídeo. Seu carisma é indispensável para conseguir ganhar dinheiro como criador de conteúdo.
Professor é um bom empreendimento digital?
A educação sempre será necessária, mas a maneira como se ensina mudou, hoje muitos professores têm cursos focados no que a pessoa precisa.
Aliás, isso não se aplica apenas para professores focados em vestibulares e concursos públicos. Há necessidade de profissionais experientes que dominem suas áreas no marketing e estejam dispostos a ensinar o que aprenderam com anos de experiência e estudo.
Prestador de serviço
Prestar serviço na internet é um dos melhores caminhos se quer ganhar dinheiro na internet!
Quando presta um serviço como freelancer está empreendendo, onde realiza uma tarefa que uma empresa necessita. Existem diferentes tipos de serviço, vejamos algumas das suas oportunidades:
- Social Media: esse é o profissional responsável pela produção de conteúdo para as redes sociais de influenciadores e empresas. Iniciantes costumam cobrar de R$ 200,00 a R$ 500,00 por cliente
- Redator: é quem escreve matérias para blogs voltados a temas específicos. Recebe por palavra na matéria, recebendo geralmente de R$ 10,00 a R$ 25,00 a cada 1000 palavras;
- Gestor de Tráfego: toda empresa que faz anúncios na internet precisa de um gestor de anúncios que define o público alvo de cada criativo. Iniciantes cobram de R$500,00 a R$1.000,00 por cliente.
- Editor de vídeo: editar leva tempo e influenciadores contratam bons profissionais para fazer essa tarefa. É indispensável o domínio das ferramentas Adobe, entre outros editores. O valor pago é por vídeo, indo de R$100,00 a R$1.000,00 dependendo da complexidade e experiência do editor.
4 Dicas para seu empreendimento digital dar certo
Siga essas dicas e aumente suas chances de sucesso!
1. Não comece antes de planejar
É comum que empreendedores jovens pulem etapas, mas o planejamento é a fase mais importante do seu negócio. Nessa fase organiza o orçamento que tem e define as estratégias adequadas.
2. Busque as ferramentas que precisa
No mercado digital existem muitas ferramentas que vão automatizar processos no seu negócio e podem te mostrar a real situação do seu negócio com clareza.
As ferramentas não são obrigatórias, mas facilitam. No entanto, comece sem as ferramentas se o orçamento é pequeno.
3. Invista em conhecimento
O quanto você entende o mercado que planeja entrar? Se a resposta for pouco deve fazer cursos, ler livros e buscar outros meios de obter o conhecimento necessário.
Se não dominar o básico do empreendimento dificilmente terá sucesso, pois comete erros que poderiam ser evitados com conhecimento de mercado.
4. Diferencie a pessoa física da pessoa jurídica
Por fim, um dos erros mais comuns cometidos por novos empreendedores é confundir os gastos do negócio com seus gastos fixos. Quanto antes fizer essa divisão melhor, pois assim terá clareza da sua situação financeira pessoal e empresarial.
Conclusão sobre empreendimento digital
Pode-se entender aqui exatamente todos os pontos sobre o empreendedorismo digital, que basicamente é um negócio 100% na internet. Entendeu também que essa iniciativa é mais prática do que um negócio físico, pois precisa de pouco dinheiro para começar.
Ademais, existem diferentes tipos de empreendimento digital e demonstramos os mais comuns, além de conhecer as características de um empreendedor digital.
Uma boa maneira de empreender no digital é se tornar um franqueado, essa é uma alternativa de baixo risco e já entra em uma empresa consolidada, se isso chama sua atenção entenda como investir em franquias.