Carregando

Publicidade



Como É Trabalhar Home Office: Veja Como Funciona e Aproveite!

Publicidade

A princípio, no momento que estamos, saber como é trabalhar home office e como funciona esse processo é muito importante para quem não conhece muito bem o ramo.

Isso porque ao aprender como é trabalhar home office entenderá de fato como funciona esse trabalho e como faze-lo da melhor maneira possível. Portanto, ainda nesse artigo, veja detalhes de como é trabalhar home office e o funcionamento desse trabalho!

Publicidade

Como é trabalhar home office?

Afinal, como é trabalhar home office? Em resumo, Home office é um termo emprestado do inglês, usado para descrever o trabalho feito em casa.

Publicidade

Mas dependendo do contexto, o “escritório em casa” pode remeter não apenas à residência, como também ao trabalho feito em qualquer local fora da empresa. Ou seja, home office pode significar trabalhar remotamente, ganhando um sentido mais amplo.

Conforme citamos acima, essa modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos nos últimos anos, tanto entre as empresas quanto entre profissionais de vários setores que buscam sobre como é trabalhar em casa.

Home office
Home office (Foto: Reprodução)

Pois trabalhar em casa é uma opção que reúne várias vantagens, em especial para quem mora em uma das metrópoles brasileiras. Então, por isso, pode morar longe da empresa.

Ao entender como é trabalhar home office, essas pessoas não precisam passar horas no transporte público ou ficarem presos no transito das grandes avenidas, entre outros benefícios.

Como funciona o trabalho em casa?

Logo depois de entender como é trabalhar em casa e o que é de fato esse trabalho, vale a pena saber mais sobre seu funcionamento. Em resumo, mesmo que seja mais comum encontrar profissionais autônomos trabalhando em home office, trabalhadores de todas as áreas podem usufruir desse modelo de trabalho. 

Isso porque o home office adaptado tanto à rotina daqueles que trabalham sob regime de CLT quanto àqueles que atuam como freelancers.  

Além disso, o artigo 75-B da CLT define o teletrabalho (que o home office se encaixa) como a prestação de serviços feita fora das empresa. 

Assim, nesse caso, o funcionário presta serviços de carteira assinada, mas sem a exigência de estar dentro da empresa. Nesse regime de trabalho, é responsabilidade da empresa prover os equipamentos e a infraestrutura necessários para o exercício das funções fora do ambiente da empresa. 

Contudo, não é por estar em casa que o funcionário faz suas próprias regras. É comum que esses profissionais tenham que bater ponto virtual e cumprir os horários como se estivesse na empresa. 

Aliás, um dos pontos interessantes sobre como é trabalhar em casa, é que os profissionais com carteira assinada também têm direito aos mesmos benefícios, como férias e 13º. 

Freelancers

Por outro lado, já para os profissionais freelancers que buscam entender como é trabalhar home office, a dinâmica é diferente. Pois esses profissionais não possuem vínculo empregatício ou carteira assinada por uma empresa. 

Portanto, desse modo, o profissional atende mais de um cliente, enquadrando suas tarefas e sua rotina de trabalho conforme sua vontade.  Assim, nesse modelo de trabalho, o profissional é responsável pela sua infraestrutura e ferramentas de trabalho. Ou seja, sendo sua responsabilidade garantir um ambiente adequado. 

Quais profissões permitem trabalhar em casa?  

Logo depois de entender mais sobre como funciona e como é trabalhar em casa vale a pena saber também quais as profissões que permitem isso. Em resumo, hoje, quase todas as profissões permitem que os profissionais trabalhem em casa. 

Isso mesmo, até médicos, profissionais que dificilmente imaginaríamos longe dos hospitais, têm a possibilidade de trabalhar em casa com a telemedicina.  Mas apesar disso, existem algumas profissões em que esse modelo de trabalho é mais comum. Assim, como tem mais empresas que oferecem essa possibilidade aos seus funcionários de aprender como é trabalhar em casa, como por exemplo:

  • Jornalista;
  • Redator;
  • Designer Gráfico;
  • Desenvolvedor web;
  • Programador;
  • Tradutores;
  • Contador;
  • Professores;
  • Designer de Interiores;
  • Arquitetos;
  • Editores de Vídeo.

Como é o salário de quem trabalha home office?

Em contrapartida, um dos pontos que também interferem nas pesquisas de como é trabalhar home office está relacionada ao salário. Isso porque como não existe distinção entre uma função desempenhada presencialmente ou na casa. Pois o salário de quem trabalha em casa costuma ser o mesmo de quem trabalha da forma tradicional.  Ou seja, em casa ou presencialmente, o salário é o mesmo.

Além disso, pela CLT, a empresa também arca com os custos que o profissional passa a ter trabalhando em casa, como gastos com internet e luz, por exemplo. Essa situação faz com que os salários dos profissionais que sabem como é trabalhar em casa tenham um acréscimo para cobrir esses custos. Contudo, isso varia de empresa para empresa e deve ser acertado com o patrão.

Como é trabalhar home office: Quais são as vantagens e desvantagens?

Afinal, quais as vantagens e desvantagens e aprender como é trabalhar em casa? Em resumo, trabalhar em casa parece maravilhoso, não é mesmo? Contudo, como qualquer modelo de trabalho, existem várias vantagens e desvantagens no home office. 

A princípio, a qualidade de vida é um dos principais pontos positivos de como é trabalhar em casa,  ainda mais para quem mora distante do escritório físico. 

Pois ao trabalhar em casa, não é preciso se deslocar diariamente e enfrentar o trânsito das cidades, o que economiza muito tempo, dinheiro e garante menos estresse. 

Além disso, algumas empresas oferecem rotinas mais flexíveis em home office. Nesse caso, o trabalho temporário que os colaboradores adaptem seu dia a dia e façam tarefas que antes não são feitas no ambiente presencial.

Entretanto, sobre as desvantagens, a falta de interação social, o risco da sobrecarga de trabalho e a dificuldade de definir horários são alguns dos principais problemas do home office. 

Justamente por isso é necessário que analise corretamente todos os prós e contras de como é trabalhar em casa para não fazer algo que traga mais problemas do que soluções para você e sua empresa. Aliás, trabalhar em casa também precisa de limite e horário, pois vida social é bom para relaxar.

Confira:

// Veja mais com

Erros de português engraçados na digitação

Os erros de português são artigos clássicos e certa forma alguns acabam se tornando engraçados. Nossa língua, no entanto, é extremante complexa com vários aspectos linguísticos na hora de formular frases. Quando vamos aprender o português, devemos ter em mente a complexidade do estudo, pois são inúmeras regras gramaticais. Sendo assim, quem estará apto a …

Como É Trabalhar Home Office: Veja Como Funciona e Aproveite! Leia mais »

CONTINUAR LENDO