Publicidade



Como Fazer Planejamento Financeiro Familiar: Comece o Seu Agora!

Publicidade

Primeiramente, saber como fazer planejamento financeiro familiar com todas as vantagens e benefícios que oferece para as pessoas que você ama, vale a pena conhecer.

Portanto, ainda nesse artigo falaremos mais detalhes de como fazer planejamento financeiro familiar com segurança e agilidade, usufruindo de todos os benefícios que possui. Aproveite!

Publicidade

Como fazer planejamento financeiro familiar? Passo a passo

Sem dúvidas que saber como fazer planejamento financeiro familiar com segurança e quais os melhores passos para esse procedimento é extremamente importante e muito prático.

Publicidade

Então, como fazer planejamento financeiro familiar tem que ser discutido e explicado. Por isso, a seguir mostraremos mais detalhes de como esse procedimento funciona, como por exemplo:

1. Saiba quais são os seus gastos

Em primeiro lugar, conhecer todos seus gastos é o principal inicio de como fazer planejamento financeiro familiar com sabedoria. Pois, do cafezinho da padaria ao valor do aluguel, saiba quais são todas as suas despesas básicas fixas anotadas.

planejamento
Planejamento (Foto: Reprodução)

Isso porque fará com que todos da família vejam para onde o dinheiro está indo comecem a pensar em saídas para conter gastos. Assim, o ideal é fazer esse levantamento detalhado por dois a três meses para que imprevistos sejam desconsiderados. E então, se tenha uma boa noção do custo mensal

2. Metas – Como fazer planejamento financeiro familiar

Contudo, mais uma maneira de fazer planejamento financeiro familiar depois que já conhece os seus gastos mensais, chegou a hora de traçar metas.

Ver o que pode ser cortado para que sobre dinheiro e seja possível conquistar seus sonhos. Assim, definir objetivos concretos e mensuráveis torna o hábito de poupar muito mais estimulante, pois você já tem em mente o destino dessa economia.

Então, dentro daquela categorização de despesas fixas e eventuais, é interessante que cada membro da família se esforce ao máximo para diminuir as contas.

3. Controle de gastos

Como fazer planejamento financeiro familiar envolve mais integrantes que a estratégia individual. Por isso, é ainda mais importante ter organização e disciplina.

Portanto, para manter o controle, é ideal centralizar o controle de gastos não em uma figura como o pai ou a mãe. Afinal, é uma responsabilidade grande para se carregar sozinho, mas sim uma única ferramenta.

Aliás, as planilhas e apps são instrumentos eficazes e podem ser acessados por todos. Mesmo os pequenos tenham o seu primeiro contato e começar a valorizar o dinheiro desde cedo.

4. Cortes nas despesas

A princípio, como fazer planejamento financeiro familiar gira em torno de saber com o que se gasta e quanto é necessário. Ou seja, gastar menos do que se ganha. Parece uma coisa simples, mas nem sempre funciona assim e prejudica muitas pessoas.

Então, para economizar, corte despesas desnecessárias. E nesse sentido, nada melhor do que um plano de contenção. Essa é uma estratégia fundamental, para objetivos que podem comprometer boa parte do orçamento. Com prioridades bem estabelecidas, é possível focar no que realmente importa.

5. Reserve dinheiro

Em contrapartida, um bom planejamento de verdade é aquele que prepara para imprevistos de diferentes maneiras. Por mais que uma família siga à risca todos os passos até aqui, ela não vai estar imune aos imprevistos que acontecem na vida de muitas pessoas.

Ou seja, estamos falando de problemas de saúde e desemprego, por exemplo. São situações que, às vezes, fogem do nosso controle. Portanto, é fundamental ter um fundo de reserva familiar.

Mas não há uma porcentagem exata para se economizar, mas ela deve dar conta de suprir as necessidades da família em momentos de dificuldade. Aliás, se possível, por um período mínimo de 3 a 6 meses.

Isso é uma segurança a mais que você tem e vale a pena saber como fazer planejamento financeiro familiar. Tal qual o seguro de vida, ninguém pretende usar, mas é melhor ter.

6. Invista sem medo – Como fazer planejamento financeiro familiar

Por fim, nada de deixar o seu dinheiro guardado e nem parado na poupança. É hora de ele começar a trabalhar um pouquinho para você também.

Assim, a dica para escolher o melhor investimento é estudar o mercado e conhecer os principais produtos. Compare rentabilidades, liquidez e, principalmente, opte por aquele que mais combine com seus planos e seu perfil.

Vantagens

Por outro lado, ao entender como fazer planejamento financeiro familiar com segurança e praticidade faz com que esse processo seja muito mais simples do que muitos imaginam.

Portanto, a seguir veja algumas das principais vantagens em saber como fazer planejamento financeiro família, como por exemplo:

  • Primeiramente, conhecer a sua realidade financeira e descobrir para onde está indo o seu dinheiro;
  • Saber quais são as principais despesas fixas e eventuais e ver o quanto é gasto com cada uma delas;
  • Encontrar hábitos nocivos, como compras por impulso e o uso excessivo do crédito, por exemplo, e tentar melhorar aos pouco isso;
  • Além disso, estudar o mercado e definir os melhores produtos financeiros, aqueles que ofereçam o melhor rendimento e sejam compatíveis com o seu perfil e seus objetivos;
  • Melhorar as suas decisões e antever situações para fazer as escolhas mais assertivas;
  • Enfim, conquistar os seus objetivos financeiros.

Qual sua Importância?

Logo depois de entender como fazer planejamento financeiro familiar vale a pena saber também sobre sua importância. Antes de mais nada, a importância do planejamento familiar está em ser uma ferramenta que ajuda a desenvolver a inteligência financeira.

Assim, por meio dele, os membros da família conseguem entender os números e passam a ter o real controle de suas ações que envolvam dinheiro.

Entretanto, a intuição e a emoção dão lugar à razão e ao conhecimento. Ou seja, as tomadas de decisões começam a ser muito mais embasadas nas prioridades estipuladas.

Então, a partir daí, um bom planejamento familiar oferece oportunidades de estar mais próximo de seus sonhos e ser o responsável direto por conquistá-los, como por exemplo:

  • Fazer um intercâmbio;
  • Acabar com o endividamento;
  • Viajar com a família toda;
  • Comprar a casa própria;
  • Investir e aumentar o patrimônio.

Confira:

// Dicas Financeiras

Cartão Ricardo Eletro suas compras com exclusividade

Cartão Ricardo Eletro oferece compras com exclusividade, benefícios e vantagens para os clientes. Ricardo Eletro é um cartão forte para quem gosta de fazer compras com exclusividade. O Cartão Ricardo Eletro tem opções interessantes para facilitar a sua vida no dia a dia como condições especiais de pagamento, prazo maior para pagar e acesso a …

Como Fazer Planejamento Financeiro Familiar: Comece o Seu Agora! Leia mais »

CONTINUAR LENDO