Carregando sua Recomendação...

Fundos Imobiliários – Uma excelente opção para você

Fundos Imobiliários. Hoje falaremos sobre os fundos imobiliários, quais são os primeiros passos que você deve dar para que consiga iniciar um investimento saudável neste fundo de investimento.

Você que está chegando agora, seja muito bem vindo ao site Agencia RH, onde você irá encontrar diversos artigos cheios de novidades exclusivas para você que é sedento por conhecimento. Aqui você encontrar diversas dicas financeiras sobre cartões e crédito, finanças, além de também, é claro, dicas de RH, como se dar bem naquela entrevista de emprego e muito mais. Conheça todos os nossos artigos aqui em nosso site e não perca mais nenhuma novidade.

E mais uma coisa: Este vai ter a ajuda da rico, então se você ainda não tem conta nesta incrível plataforma de fundos para investimentos, faça já o seu cadastro clicando aqui. Você sabe o que são fundos imobiliários? Vou explicar agora.

O que são fundos Imobiliários?
O que são fundos Imobiliários? (Foto: Divulgação).

Eles são como condomínios fechados onde os investidores se juntam com o único objetivo
de aplicar recursos em empreendimentos imobiliários. E como esse fundos captam dinheiro? Através da venda das cotas, os FIIs, como costumamos falar, são investimentos de renda variável que são negociados na bolsa.

Existem 4 tipos de FIIs que irei citar agora. O primeiro é o fundo de tijolos que são imóveis físicos. Segundo são os fundos de desenvolvimento com construção e venda. Terceiro são os fundos de papel, que são as LCIs, Letra de Crédito Imobiliário, e o CRI, que são Certificados de Recebíveis Imobiliários. Se não entende nada disso, fique atento, pois logo traremos para você tudo sobre LCI e CRI. E o quarto tipo são os fundos dos fundos, que investem em outros FIIs.

Mas como podemos ganhar dinheiro com os fundos imobiliários?

Basicamente de duas formas. Uma com a distribuição dos resultados e outra com a valorização da cota. Irei explicar, vamos supor que você invista em um FII que a maior parte dos ativos são compostos de shopping centers.

O lucro dos aluguéis ou da venda de um dos shoppings desse fundo deve ser distribuído entre os cotistas. E essa distribuição dos lucros pode ser periódica ou mensal. Uma pergunta que recebi muito no primeiro artigo do site sobre fundos imobiliários, foi aonde que recebe esses rendimentos? Os rendimentos serão creditados na conta da corretora.

E uma coisa importante: eles são isentos de imposto de renda para pessoa física, além da distribuição de resultados dos FIIs, também temos a outra forma de ganhar dinheiro que é com a valorização das cotas.

No exemplo dos shopping centers, supondo que você comprou sua cota e um ano depois houve forte valorização, você pode vender por um preço mais alto do que comprou, mas, no caso de venda das cotas, existe a cobrança de IR. 20% sobre o lucro. E muita atenção: você que deve recolher e pagar o DARF.

Fundos Imobiliários – Como que invisto nos FIIs?

Como que invisto nos FIIs
Como que invisto nos FIIs (Foto: Divulgação).

Através de ofertas públicas ofertando essas cotas ou investir através do Homebroker
comprando de outro investidor. Uma pergunta que recebo muito é: “Posso comprar uma única vez?” Sim, você pode.

Agora vamos as vantagens e desvantagens dos FIs.

Você que sonha em viver de renda, como a maioria dos brasileiros, com certeza já pensou em comprar um imóvel e colocar para alugar, Porém, falta o dinheiro para investir. Saiba que os fundos imobiliários são uma maneira mais acessível de investir em imóveis grandes e caros.

E saiba que é possível começar a partir de 100 reais ou menos, uma outra vantagem são os fundos que investem em diversos ativos e diminuem o risco de vacância. O risco é maior se você comprar um único apartamento do que um fundo que investe em diversos apartamentos.

Uma outra vantagem importante que já falei acima é que você pode ter uma renda periódica ou mensal livre de IR, sem contar que os investidores se livram da dor de cabeça da administração do imóvel, dos inquilinos, cartório, documentação, impostos, etc.

Tudo fica a cargo dos administradores do fundo, um belo abacaxi a menos, e lógico que a facilidade de venda das cotas dos FIIs é bem mais rápida e menos burocrática do que a venda de um imóvel físico.

Desvantagens

Desvantagens
Desvantagens (Foto: Divulgação)

Você já vendeu um? Conta para mim. Agora vamos as desvantagens porque nem tudo são flores. Os FIs não são cobertos pelo nosso querido e amado FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Como é um fundo, você precisar ter atenção para a taxa de administração cobrada porque ela vai afetar a rentabilidade, olho vivo! É claro que temos o risco de vacância nos FIIs, como temos nos imóveis físicos, mas quanto mais esse fundo diversificar, melhor será, é lógico que a venda das cotas de um FI é bem mais fácil e menos burocrática, mas o volume de negociação na bolsa ainda é baixo.

Então, quando resolver vender suas cotas pode ser que não consiga um comprador rapidamente, e quais são os custos para investir nessa gracinha? Como são negociados em bolsa, tem dois principais custos que são a taxa de custódia e a taxa de corretagem.

Também é cobrado os emolumentos e impostos, na rico, a taxa de custódia é zero. Já tem um bom tempo. E a excelente notícia que tenho para vocês é que, a partir de hoje, a taxa de corretagem também é zero para fundos imobiliários. Rico, nós amamos taxa zero, muito obrigada.

Vale lembrar que no site da rico tem a carteira de FIIs recomendada pelos especialistas. Basta fazer o login no site e clicar em carteiras recomendadas para ver a carteira de FIIs, Presta atenção aqui, antes de sair correndo atrás de um FII, precisa saber se está de acordo com seu perfil de investidor, entender bem como o FI funciona e analisar outras informações
importantes.

Eu não consigo explicar tudo num único artigo, Então, caso queira aprender mais sobre os FIIs, comenta embaixo que farei um novo artigo para vocês.

Enfim, o que eu gostaria de deixar claro é que os fundos imobiliários são uma boa alternativa para diversificar sua carteira e ter uma renda periódica.

Veja também:

Como solicitar seu cartão de crédito do Banco do Brasil

Peça Seu Cartão de Crédito Santander Free Agora Mesmo

Cartão de crédito Nubank – Mais que um cartão virtual

Rolar para cima

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.