Buscando seu Cartão

Publicidade



Emprestimo Pessoal ou Consignado: Veja Diferença e Escolha o Seu!

Saber qual a diferença e semelhança entre empréstimo pessoal ou consignado é muito importante para pedir a versão correta para cada tipo de cliente.

Publicidade
Publicidade

Então, ainda nesse artigo conheça mais sobre o empréstimo pessoal ou consignado e escolha algumas das opções disponíveis no mercado financeiro. Confira!

// VANTAGENS
CONFIRA AS VANTAGENS
CONFIRA AS VANTAGENS
MASTER INTERNACIONAL 100% DIGITAL

Anuidade ZERO, programa de prontos, Desconto ESPECIAIS e Taxas ZERO

você permanecerá em nosso site*
CONFIRA AS VANTAGENS

Empréstimo pessoal ou consignado: qual escolher?

Afinal, qual opção escolher entre empréstimo pessoal ou consignado e quais as diferenças entre eles? A princípio, o crédito consignado tem um limite de 35% do salário líquido ou benefício INSS da pessoa para ser liberado.

Publicidade

No entanto, já o crédito pessoal não considera esse limite, e sim a situação financeira do cliente. Ou seja, é possível liberar um percentual maior do que os 35% da modalidade consignada. Logo, dependendo da quantia necessária, o crédito pessoal pode ser a melhor opção.

Entretanto, a categoria “pessoal” não obriga a empresa empregadora ou previdenciária a descontar as mensalidades do crédito na folha de pagamento. Por isso, o titular do empréstimo deve autorizar o banco onde possui conta para quitar os parcelamentos por meio de débito em sua conta. Então, escolha entre empréstimo pessoal ou consignado e encontre benefícios em cada opção.

// CARTÃO SECRETO
DESCUBRA QUAL CARTÃO IDEAL PARA VOCÊ
DESCUBRA QUAL CARTÃO IDEAL PARA VOCÊ
100% DIGITAL SEM CONSULTA ZERO TAXAS

PARABÉNS! 🎉 Você e outras pessoas próximas de %uppercase:honeylocation.city% foram escolhidas pelo Cartão Superdigital!

Você permanecerá em nosso iste*
COMO DESBLOQUEAR ➝
Diferença: Empréstimo pessoal ou consignado
Diferença: Pessoal ou consignado (Foto: Reprodição)

O crédito consignado

Contudo, para escolher entre empréstimo pessoal ou consignado é necessário que saiba o que é cada uma das opções antes de assumir qualquer compromisso. E por isso mostraremos mais sobre cada um deles separadamente.

Receba as melhores indicações de Crédito em seu e-mail

Em resumo, o empréstimo consignado nada mais é do que uma alternativa de crédito, que pode ser vantajosa para algumas pessoas e situações, mas não serve para todos os casos.

Isso porque o seu maior diferencial é sobre a forma de pagamento: uma parte do valor do salário fica retida para ser paga todo mês. Ou seja, o banco pagador da remuneração ou do benefício INSS transfere uma parcela do dinheiro para o banco que fez o empréstimo. Assim, o titular do crédito não precisa pagar boletos mensais.

Além disso, a quantia liberada nesse recurso não pode superar 35% da renda total (considerando descontos financeiros e todos os empréstimos contratados).

Pois essa regra está prescrita na Lei 10.820/2003, que explica sobre a permissão para desconto de mensalidades em folhas de pagamento.

O que é? – empréstimo pessoal ou consignado

Primeiramente, para entender de fato o que é empréstimo pessoal ou consignado vale a pena conhecer as duas versões. Assim, para conseguir o empréstimo consignado, é preciso se encaixar em uma das seguintes modalidades, como por exemplo:

  • Ser funcionário público (municipal estadual ou federal);
  • Ser aposentado ou pensionista do INSS;
  • Trabalhar em empresas privadas com carteira assinada (crédito consignado privado)
  • Ser militar das Forças Armadas.

Além disso, o abatimento do salário feito e registrado no contracheque para comprovar que o empréstimo está sendo pago todo mês. Já a análise e aprovação desse tipo de crédito considera alguns fatores importantes, como por exemplo:

  • Ser maior de idade e na faixa de 18 a 80 anos;
  • Estar em uma das categorias mencionadas;
  • Se a fonte pagadora conveniada com o banco de interesse;
  • Se existe margem de crédito disponível;
  • No caso dos aposentados e pensionistas, se já tem um consignado ativo (nem todos são aceitos).

Logo após a aprovação, assine o contrato e a averbação. Que é uma reserva do valor da parcela mensal do consignado a favor do banco, para o crédito liberado na conta bancária.

Benefícios

Entretanto, a seguir mostraremos alguns dos benefícios em escolher entre crédito pessoal ou consignado. Mas no caso, focaremos na versão consignada, como por exemplo:

1 – Juros menores e pré-fixados

Entre a versão pessoal ou consignado os juros são bem menores, sem contar que as taxas são pré-fixadas. Ou seja, serão as mesmas até o pagamento da última parcela. Veja uma relação de juros por categoria, como por exemplo:

  • Servidores públicos: 2,05% ao mês;
  • Beneficiários do INSS: 2,08% ao mês;
  • Trabalhadores privados: 2,50% ao mês.

2 – Prazo maior para pagamento – empréstimo pessoal ou consignado

Em contrapartida, funcionários da rede privada têm até 60 meses para pagar o seu consignado, sendo que a taxa de juros aumentará conforme o decorrer do prazo. No entanto, já aposentados e pensionistas têm um período um pouco maior, até 72 meses. E os servidores públicos em até 96 meses.

3 – Aprovação de crédito para negativados

Por fim, as financeiras que fazem os consignados não pesquisam a situação do cliente no SPC ou Serasa. Ou seja, até quem é negativado consegue novo crédito, desde que tenha margem salarial livre para esse recurso. Sendo um dos grandes diferenciais entre crédito pessoal ou consignado.

O crédito pessoal

Conforme mencionamos acima sobre mencionar separadamente qual o melhor entre empréstimo pessoal ou consignado, chegou o momento da versão pessoal.

Em resumo, é um dinheiro oferecido por um banco ou financeira, que tem como principal diferencial a liberdade para o seu uso. Ou seja, não é necessário contar como essa quantia usada.

Além disso, não existe uma finalidade específica para o crédito pessoal, como acontece com o consignado. Portanto, ele é recurso que pode ser obtido por qualquer tipo de pessoa, desde aquelas que passam por problemas financeiros até as que desejam investir em algo.

Aliás, o empréstimo pessoal solicitado, por exemplo, para comprar um carro ou cobrir um pacote de viagem (passagem aérea e hotel). Mas também usado para fazer cursos de capacitação, sendo um investimento e tanto para aprimorar conhecimentos e/ou conseguir uma promoção no trabalho.

O que é? – empréstimo pessoal ou consignado

Entender o que é o empréstimo pessoal ou consignado é muito importante, e na versão do pessoal também é. Pois o dinheiro é liberado para uma pessoa física portadora de documentos corretos e comprovantes de renda e residência.

Já que não é necessário contar com o que será gasto, é só negociar as cláusulas do contrato, como número de parcelas e taxa de juros. Os critérios de empréstimo variam em cada empresa.

Benefícios – empréstimo pessoal ou consignado

Conforme mencionamos acima, para escolher entre empréstimo pessoal ou consignado é necessário que saiba mais também sobre suas vantagens, como por exemplo:

1 – Emergências

A princípio, está precisando de uma boa quantia para comprar algo em poucos dias? Nesse caso, o empréstimo pessoal é a melhor saída, por causa da sua facilidade e agilidade.

Portanto, basta apresentar os documentos necessários para que o banco faça a análise de crédito. Por fim, é só negociar as formas de pagamento e receber o dinheiro.

2 – Use como quiser – crédito pessoal ou consignado

Entretanto, como não é preciso contar os motivos do empréstimo, peça em qualquer finalidade. Ou seja, isso quer dizer que você tem autonomia para fazer o quiser com o dinheiro, ao contrário dos financiamentos, em que as compras ficam condicionadas ao pagamento das parcelas do bem adquirido.

3 – Quitar ou acabar com as dívidas

Por fim, em relação aos juros do rotativo do cartão de crédito (12%) e os do cheque especial (15%), é possível encontrar taxas de crédito pessoal de 6% ao mês no mercado.

Portanto, a pessoa com contas a pagar pode “trocar” o débito e quitá-lo com um empréstimo, o que reduziria a parcela mensal. Esse recurso é indicado para aliviar as finanças pessoais, porém é necessário fazer um bom planejamento financeiro para evitar dores de cabeça no futuro.

Confira:

// Empréstimos

Empréstimo Sim tenha crédito sem sair de casa

Hoje vamos avaliar a empresa Empréstimo Sim e saber o quanto vale a pena, como é feito, quais as vantagens e se esse empréstimo é confiável. Sempre que uma empresa nova aparece às pessoas ficam apreensivas, pois existem muitos crimes cibernéticos a respeito de produtos bancários inexistência. Ainda mais quando se trata de dinheiro e …

Emprestimo Pessoal ou Consignado: Veja Diferença e Escolha o Seu! Leia mais »

CONTINUAR LENDO