Como posso analisar minhas finanças literalmente do zero? Eu nunca fui organizada, nunca me preocupei com as minhas finanças, então como eu faço? Leia até o final desse artigo que explico tudo em detalhes.
Faça acontecer!
Acredito muito que a primeira fase em que você tem que passar e do conhecimento pessoal, é aquela fase em que você sai só da teoria de todos. Os livros produzidos que vocês já viu sobre finança e coloca realmente em prática, só que tem um detalhe, só vai realmente acontecer quando você perceber e se convencer de que a parte financeira da sua vida é uma dimensão superior importante e total divisor de águas, você é uma pessoa antes de se preocupar com as finanças e você vai ser uma pessoa depois, porque são grandes mudanças que acontece e que ela faz que você percebe que se você não muda. Hoje você vai se arrepender profundamente daqui cinco anos, daqui dez anos na sua aposentadoria para o resto da sua vida também se que seis meses você pode talvez de agradecer por ter começado hoje.
Reconheça sua situação financeira
A segunda fase para você começar a organizar suas finanças do zero é o reconhecimento da sua situação atual, é que não é que você vai imprimir todos os extratos dos seus cartões de débito e de crédito, aquele que você tem de lojas da Marisa, essas coisas você vai colocar na ponta do lápis exatamente cada centavo que você gastou e aí é exatamente nessa fase que você vai perceber por que habitou supermercado, ou seja, de todo evento tão negativa ou então que fosse cabe não do enforcado, mas eu não posso mais em foco que normalmente aquelas pessoas que não estão devendo no cartão, mas também não tem um tostão sobrando pra nada, se acontecer alguma emergência já era ou então você vai ser a pessoa que consegue poupar, consegue separar o seu dinheiro, enfim consegui administrar uma maneira geral o capital do ano.
Crie Metas.
A terceira fase que você tem que passar é de criação de metas. Então ela depende muito do resultado do da segunda fase, que é de reconhecimento da sua situação atual pode caber, que eu tô devendo x reais no banco, não é pouca não consigo pagar de uma vez então como vai ser sua criação de metas? Você vai determinar, eu vou juntar x reais por mês para conseguir pagar essa minha dívida em x tempo que eu não tô devendo no banco, mas eu também não tenho dinheiro sobrando, então com que ver se essa meta vai ser diminuir seus gastos fixos nos seus gastos supérfluos. Tentar conseguir diminuir o padrão de vida e eu sempre falo para a meta funcionar você tem que acompanhar o progresso dela, tem diversas formas de fazer isso eu gosto de usar o aplicativo no celular porque é o celular é o que ta sempre perto.
Nunca atrase suas contas
É muito importante que você sempre pague suas dívidas nas datas corretas de vencimentos e também que vem sem pagar multa e não esquece, eu sempre estava previamente um aplicativo que tivesse sincronização automática, entre todos os meus dispositivos então quando tiver no computador eu conseguia não tiver no usuário, consiga acessar que obtiveram ipad, consegue acessar e esse aplicativo faz tudo sozinho sem precisar fazer nada então isso ajuda muito também.
Mude seus hábitos
O quarto passo que você tem que fazer pra começar a organizar suas finanças é fazer sua mudança de hábitos, o que isso quer dizer? Não adianta nada você reconhecer qual o seu estado é a atual melhora nada, você que há metas um plano de ação se você continua com seus débitos antigos você não vai sair do lugar desse jeito.
Veja também:
Como solicitar seu cartão de crédito do Banco do Brasil